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Por que as instituições educacionais precisam de um controller?

Com a Economia em declínio, considerando suas consequências, é fundamental entender que determinadas Instituições Educacionais precisam de um profissional mais antenado para a solução da Hipótese de Reimann

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“Com a Economia em declínio, considerando suas consequências, é fundamental entender que determinadas Instituições Educacionais precisam de um profissional mais antenado para a solução da Hipótese de Reimann.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

INTRODUÇÃO

Com o Mundo em constante mutação, derivada da Pandemia, Moléstia, SAR’s, Meio ambiente e Natureza apresentando situações anômalas, Economia em declínio, Conflitos Bélicos, e evolução meteórica da Inteligência Artificial, tudo isso gerando consequências como empresas de todos os portes e tamanhos buscando adequação darwinista, gerando desemprego em massa, ocasionando fome, miséria, pobreza, insuficiência alimentar e inadimplência.

No caso brasileiro, mesmo com as potencialidades econômicas, e com o atual Governante buscando esforços para estabilizar a Economia, que apresentando um PIB positivo, mas ínfimo diante da necessidade de sua manutenção e conservação da máquina, obrigando os responsáveis a vivenciar um orçamento bastante reduzido, e comprometendo a ELEIÇÃO/REELEIÇÃO dos candidatos.

Com uma população aproximada de 210 milhões de habitantes, com registro de envelhecimento, e grande fragilidade na busca de uma educação de qualidade, haja vista a comparação de profissionais globalizados.

Observando essas adversidades encontramos uma oportunidade relativa a atividade educacional que prescindir de investimentos e colaboradores, corpo docente e discente com maior capacitação e qualificação profissionais, que possam interpretar os relatórios e buscar um PDCA com análise SWOT para identificação dos pontos fracos e fortes, e inserção das devidas melhorias, diante da urgência em focar numa estratégia mais racional para buscar os resultados positivos.

EDUCAÇÃO COM QUALIDADE

Os gestores educacionais e seus colaboradores, sabem que sem implementar em seu P D I, uma educação com qualidade, não obterá êxito em suas atividades, e sabemos quão difícil é a transformação desse processo inevitável;

Sabendo que o TIME e os RECURSOS integram as incógnitas desta Hipótese de Reimann, mas o maior gravame é não buscar meios para conter tais adversidades que podem afetar a atividade educacional.

A aquisição de sistema de tecnologia, para fins de controle pedagógico tem sua importância, mas buscar um sistema mais completo que possa gerar relatórios avaliativos, devidamente analisados e comparados com os resultados das DCF (Demonstrativos Contábeis e Financeiros), buscando a aplicação de um BSC (Balance ScoreCard) com maior foco no equilíbrio (CUSTO e DESPESAS x RECEITA), gerando um relatório avaliativo, após análise financeira e econômica, representam uma necessidade para essa Gestão.

O uso de viés degenerativo de uma contabilidade lúdica, sem transparência e sem controle interno, utilizando OMISSÃO de Receitas e Documentação de Custos e Despesas ímprobos e ilícitos, com um fito antagônico que inibe a transparência e o controle interno, podem onerar e afetar os resultados desejáveis e oferecer um RISCO ao planejamento tributário por Elisão Fiscal.

CORPO DOCENTE E DISCENTE

É inegável que a folha de pagamento representa um ônus bastante elevado, se considerarmos as contribuições trabalhistas e previdenciárias, e demais adicionais.

A seletividade e as qualidades mínimas exigidas, passam obrigatoriamente pela metodologia das disciplinas que devem satisfazer as novas habilidades, competências, eixo práticos, conhecimento de outros idiomas e principalmente inserção do educando junto a Inteligência Artificial, e a atual metodologia jurássica deve ser modificada assim como o mundo está sendo afetado pela Nova Ordem em Transformação como cita Ray Dálio em seus livros (Princípios e Nova Ordem em Transformação).

Devemos “conectar nossos neurônios e ligar nossas sinapses”, como cita Yuvah N. Harari em seu livro, lamento, mas essa verdade é factível e verossímil.

A reavaliação do atual corpo docente e discente, já é uma necessidade que sua inobservância poderá comprometer os resultados dessa atividade econômica.

A ociosidade de períodos (manhã, tarde e noite), devem receber especial atenção, na customização que afeta a precificação das mensalidades e dos resultados que ficam comprometidos.

A oferta de cursos que qualifiquem a capacitem a PEA, ou mesmo os educandos, responsáveis, familiares e a comunidade, representam uma atividade social que pode receber recursos de Estados, Secretarias e Prefeituras, contribuindo para a melhor educação com qualidade na formação de educandos e profissionais da comunidade.

A análise financeira e econômica, por curso, séries, salas de aula, em confronto com a receita gerada por essa setorização, nos leva a uma análise mais profissional, diante da atual situação dos aspectos econômicos que afetam tal atividade.

O Gestor Educacional deve ter um PDCA, Planejamento Estratégico mais flexível diante do momento delicado da Economia, uma análise SWOT para identificar os pontos fracos e fortes, e a aplicação das melhorias que devem agregar um UP GRADE residual afetando o resultado (positivo ou negativo).

Lembramos que a EDUCAÇÃO é uma Ciência Social, que exige Recursos (Tempo, sólidos e céleres investimentos, aquisição de materiais e equipamentos, tecnologia, sistema, corpo docente e discente com uma qualidade necessária) para que possam gerar RESULTADOS POSITIVOS a médio ou longo prazo, e diante desse fato é oportuno elaborar um PROJETO devidamente financiado por agentes externo, pois a maior e mais valorizada moeda do presente e futuro é o CONHECIMENTO.

CUSTOS E DESPESAS

O custeio que mais impactam na Gestão Educacional, tentamos relacionar abaixo:

Despesas Administrativas

Aluguel

Energia

Água

Folha dos Discentes

Encargos Trabalhistas e Previdenciários

Manutenção

Vigilância

Conservação

Serviços Prestados

Contratos com P Jurídicas

Telefone

Aquisição de material de Uso contínuo

Outras Despesas

Despesas com Corpo Docente

Folha dos Docentes

Férias

13º. Salário

Gratificações

Encargos Trabalhistas e Previdenciários

Outras Despesas

Despesas Tributárias

PIS

Imposto de Renda

CSLL

IPTU

ISSQN

Outras Despesas

RECEITAS

A avaliação da composição da RECEITA, é fundamental para que possamos projetar suas melhorias, mas precisamos de um Planejamento Estratégico Flexível com análise SWOT, para tal feito.

RECEITAS OPERACIONAIS

Matrículas

Mensalidades

Convênios

RECEITAS NÃO OPERACIONAIS

Cursos oferecidos a Comunidade

Contratos com Prefeituras

Contratos com Associações

Projetos Específicos

Alienação de Materiais

É necessário que as DCF sejam analisadas mensalmente, com aplicação de índices econômicos e financeiros, gerando relatórios avaliativos em texto e gráficos que possam facilitar o entendimento da Gestão e seus colaboradores.

O exercício diário de análise do FLUXO DE CAIXA, corresponde um leitura e observação obrigatória, que deve ser aferida de modalidade cotidiana, e identificar previamente a melhor solução e alternativa necessária e oportuna.

EXEMPLO

Suponha que a unidade educacional de ensino, esteja localizada no Município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, há 24 Km, com 79 km2, de área, com uma população aproximada de 74.170 habitantes, segundo o IBGE, com via de acesso através da CE-040.

Lema: Liberdade, participação e desenvolvimento;

Gentílico: Eusebiense/eusebiano.

IDH: 0,701 (alto)

PIB: R$ 2.720,598 mil

PIB per Capita: R$ 53.212,55

É verossímil que o CONTROLLER, deverá considerar em seu planejamento, todos os fatores que podem influenciar e afetar os resultados previstos em seu relatório, mas considerando que essas famílias residentes, precisam de uma EDUCAÇÃO COM QUALIDADE, que possam fazer com que seus rebentos, tenham maior e melhor oportunidade no seletivo mercado laboral, diante de uma Economia em recuperação, considerando todas as adversidades que integram o modo de vida da comunidade.

A formação de líderes, que desejam EMPREENDER, diante de um cenário nebuloso, se faz necessário melhor performance profissional com foco no mercado e as atualizações para obter melhor a maior dinamismo de sua atividade escolhida.

Buscar o DIFERENCIAL na atividade educacional com foco na qualidade, contribuindo para a formação do educando e profissional, deve ser a melhor escolha.

A Qualidade de Vida, desse exemplo de município, próximo ao litoral, com diversos investidores visualizando o seu potencial desenvolvimentistas, já em curso, tais como Shopping, Entretenimento, mobilização, com qualidade de vida invejável, com um IDH, PIB, Renda Per Capita como indicadores positivos, e demais fatores, se faz necessário um Planejamento com Investimento mais célere e com igualdade de condições niveladas aos seus números.

Com potencial de hidrogênio verde, energia solar, qualidade de vida, próximo e de fácil acesso, é previsível que a Unidade Educacional tenha maior foco na capacitação e qualificação de Força Motriz mais antenado e qualificado, principalmente, quando observamos o NOVO BRICS, e que a capacidade de aporte de Capital pelos grandes investidores são fatos incontestáveis.

Oferecer cursos que melhorem essas capacitações como INGLÊS, espanhol, Mandarim, Árabe, Hindi, Cirílico e demais, com a inserção do potencial da Inteligência Artificial, representam a melhor forma de capacitação e qualificação dos futuro profissionais, que buscam mercado laboral, considerando a nova estratificação social: INCLUÍDOS e EXCLUÍDOS do Sistema.

Se a Unidade Educacional não visualizar o futuro breve, poderá expor a sua limitação e afetar o seu desenvolvimento, ratificando os resultados auferidos em sua gestão, que inobservar os fatos.

CONCLUSÃO

Acreditamos que se estabelecer com qualquer atividade econômica, principalmente a educacional, deve buscar um Planejamento Estratégico que agregue valor às potencialidades de cada comunidade, sabendo que a concorrência já possui esse “feeling”.

Buscar o DIFERENCIAL que possa agregar valor aos resultados, aproveitando a “wave”, exige postura, ação e atitude que reduza a nossa limitação, já que a concorrência deseja se erguer, mesmo sabendo da intempérie de maturação dos investimentos, pois sabem dos resultados a serem alcançados.

Pedimos sinceras desculpas àqueles que se sentirem afetados pelos escritos, mas a nossa pesquisa revelou que inexiste espaço para neófitos que se deixam levar por suas emoções limitadas, e “venda” o futuro promissor, mas depende de sua AÇÃO e ATITUDE oportuna.

Autores: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

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